segunda-feira, 11 de agosto de 2014

32 anos sem WRC no Brasil

Há 32 anos atrás, exatamente em 11 de agosto de 1982, Michele Mouton e Fabrizia Pons, largavam para a vitória no Marlboro Rally do Brasil, a última vez que uma competição do WRC (World Rally Championship) em nossas terras.

Foto: http://fourtitude.com

O rally foi marcado por uma total desorganização, a tal ponto que naquela época já se falava que o Mundial de Rally nunca mais passaria por aqui, o que infelizmente acabou acontecendo! A desordem foi tanta que algumas especiais não tinham sequer os controladores para marcar os tempos das dupla . 

A prova que foi ganha pela dupla feminina da Audi, mostrando que os 4x4 seriam o futuro do Rally Mundial, teve várias disputas interessantes sendo a principal entre a equipe da Audi e da Opel, liderada pelo alemão Walter  Röhrl, que por ironia do destino, seria piloto da Audi em 1984!

Entre os fatos que levaram a saída do Brasil da rota do WRC, o que teve maior impacto foi a destituição do Diretor da Prova, o português Francisco Santos, uma semana antes da largada. Ele centralizava toda a organização do evento, e com sua saída, o Rally teve praticamente uma semana para ficar pronto. O despreparo dos organizadores da época que restaram, não permitiu flexibilidade alguma a prova, tanto que em face da penalizações, apenas 8 veículos largaram no segundo dia e apenas 4 chegaram ao final!

A prova ainda marcou a morte de um piloto, o brasileiro Thomaz Fuchs, quando seu Fiat 147 caiu em uma represa, levando o piloto a morte por afogamento.

Curitiba em 2009 voltaria a sediar uma etapa internacional de Rally, o IRC, um campeonato autorizado pela FIA para descobrir novos talentos no Rally, em etapas mundiais, com um "pacote" de transmissão por TV que foi depois copiado pelo WRC, mas não era o WRC!

Existe agora a esperança de que o Rally de Erechim possa trazer novamente o mundial para cá. Na etapa deste ano uma delegação da FIA veio analisar a prova e a organização. Não há ainda uma confirmação por parte da Federação e ficamos no aguardo de um retorno do maior espetáculo de automobilismo na terra!