segunda-feira, 1 de abril de 2013

Cockpit em PVC

Caros amigos!

A princípio eu nunca gostei da ideia de fazer um cockpit com tubos de PVC, achava no mínimo algo "tosco". Preferiria um modelo mais sofisticado, como este, ou mais realista como este! Mas vendo um vídeo do Inside SimRacing, comecei a olhar um cockpit em PVC com bons olhos! É uma solução barata, robusta e relativamente fácil de montar!
Procurei várias referências na Internet e acabei por projetar um cockpit a partir do modelo deselvovido por SlowEddy (veja aqui!). Comecei a fazer o desenho em SolidWorks a partir do desenho dele, entretanto algumas medidas não fecham adequadamente. Existe por exemplo uma diferença nas medidas dos tubos. Pelas plantas a medida é na verdade entre as conexões, o que acaba inviabilizando a montagem, principalmente com relação a parte frontal, onde fica a pedaleira. Um preview pode ser visto abaixo:



Meu objetivo é gerar as plantas em milímetros de forma que possa ser construído por qualquer pessoa! Ainda faltam alguns ajustes, principalmente na base do banco e na parte frontal. Tambe´m estou pensando em um suporte para o PC e uma maior garantia de rigidez no suporte do volante. Assim que estiver tudo pronto as plantas estarão aqui em PDF! Para o  banco foi utilizado o modelo disponível no site GrabCAD, ao passo em que o G25 veio do site 3D Content Central para o  SolidWorks.

8 comentários:

  1. Daee amigo, td blz? Conseguiu desenvolver o projeto? vai repassar o projeto?
    Obrigado e td d bom ai.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! você viu o blog todo? o projeto está todo detalhado no Blog, basta copiar as imagens e pegar as medidas. Se você precisar de mais alguma informação por favor me comunique!
      Um abraço

      Excluir
  2. Olá! Não achei a parte que vc fala do banco. Onde vc conseguiu? Quanto fica mais ou menos um Banco concha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bruno! Com relação ao banco eu deixei livre, pois é possível instalr ele fixo ou com trilhos. No meu caso eu coloquei o banco do motorista do UNO Way com o trilho. Precisei fazer uma base em madeira (MDF) e parafusar o trilho nela. A base por sua vez vai presa com braçadeiras nas travessas do cockpit em PVC. Bancos concha vc encontra de todo tipo, desde R$ 200,00 para usar em gaiolas até mais de R$ 2.000,00 para bancos usados em competição. Dê uma olhada nos sites olx, bom negócio e mercado livre para ver opções. Tem também os bancos da Sparco e da Corsa Racing, estes dois últimos são mais caros. Outra opção é verificar em ferro-velho e lojas de peças usadas, como eu fiz! Boa sorte!

      Excluir
  3. Legal...

    Tenho outra dúvida:

    Os canos PVC, vc usou os de água (mais resistente). Mas e se eu usar os canos de esgoto? Prejudicaria muito a resistência do cockpit?

    ResponderExcluir
  4. Oi Bruno, vai ficar um pouco mais mole com certeza, mas a partir do momento em que estiver tudo colado, acredito que a rigidez dos dois vai ser bem próxima!

    ResponderExcluir
  5. Oi amigo, estou pensado em montar um desses, mas me diga uma coisa, o PVC agüenta uma pessoa de 100kg + o banco?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, O chassi de PVC vai ficar apoiado direto no chão, portanto acredito que não haja problema. Eu já tive um amigo com 85 kg usando o cockpit e não deu problema!

      Excluir