terça-feira, 16 de abril de 2013

Placas em MDF

Como foi comentado em postagens amteriores, utilizaremos algumas placas em MDF para fixar os componentes do joystick, que podem ser vistos na figura abaixo:



1 - Base do banco: Nela será montada o trilho do banco. Essa base é fixada em dois tubos de 487 mm. Sugiro os dois da extrema, cada tubo com duas braçadeiras! Esta base deve ser em MDF de 10 mm e conta com as dimensões de 470 x 425 mm

2 - Base do volante e mouse: Esta base é fixada com três braçadeiras. Duas no tubo de 217 mm de comprimento e uma no tubo de 332 mm. Esta placa também de MDF de 10 mm  de espessura conta com conta um tamanho de 260 x 550 mm

3 - Base da CPU: Esta base deve ser presa pelo meio dos Tês, com uma braçadeira de 2 polegadas e vai variar em função do tamanho da CPU que você vai utilizar.

4 - Base da pedaleira: Esta base deve ser fixada com quatro braçadeiras, duas em cada um dos dois tubos de 487 mm da parte frontal do cockpit. Esta peça em MDF de 10 mm de espessura é no tamanho de 520 x 425 mm.

O suporte do câmbio requer mais alguma informação pois na verdade ele será feito a partir de duas placas de MDF, como pode ser observado na figura abaixo:


4 comentários:

  1. Olá amigo , eu quero fazer um cockpit um pouco maior , eu tenho um 1,80 e meu pai tem 1,90, como vou saber as medidas para meu projeto ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Guilherme,
      Você deve aumentar o comprimento dos tubos de 317 mm primeiramente, o que aumentará também os tubos de 394 mm e o de 860mm. Minha recomendação é que você meça a distância entre a planta do pé até o joelho, depois do joelho até o quadril, depois do quadril até o pescoço e do pescoço até o topo da cabeça da pessoa de 1,90 m. Pegue estes valores e substitua os do desenho (http://3.bp.blogspot.com/-oXw7sK60I6k/UV-B6mo2FjI/AAAAAAAAADM/tbYjB8XptTw/s1600/ergonomia.jpg). Assim você terá uma ideia de quanto deve aumentar os tubos!

      Excluir
  2. Oi amigo,

    Também sempre tinha receio de montar um cockpit de PVC, pois me pareciam frágeis e sem resistência.

    Mas seu projeto muito bem detalhado me influenciou e vou tentar construir um igual. Se você me permite, gostaria de colocar algumas observações.

    Seria difícil colocar o suporte do cambio como no modelo do SlowEddy? (Uma especie de cano quadrado), me pareceu ficar mais lite e visualmente bonito.

    Gostei de sua ideia original de colocar dois canos para o suporte do volante, mas parece-me que sua versão final não incorpora isto.

    Na foto renderizada do modelo do SlowEddy, a cor prata com preto fosco ficou muito bonito, eh possivel conseguir este efeito no modelo final? e que tipo de tinta devo utilizar?.

    Um grande abraço e obrigado por disponibilizar todos os detalhes de seu projeto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá JoseMen. Não conheço o modelo do SlowEddy mas mantendo as medidas que eu coloquei aqui você consegue fazer com qualquer tipo de tubo.
      Com relação ao cano duplo do suporte do volante eu utilizei sim no modelo final (veja na foto deste post: http://rsrbr-brasil.blogspot.com.br/2013/05/quase-pronto.html). Aliás, devo atualizar o blog ainda este mês com as fotos finais do projeto.
      Sobre a tinta, pode ser esmalte sintético preto fosco, aqueles vendidos em spray nas casa de ferragens.

      Um abraço e obrigado pelos comentários!

      Excluir